sexta-feira, 20 de agosto de 2010

1ª turma da Escola Civitas de formação social, política e de cidadania de Itu e Salto se forma

A primeira turma da Escola Civitas de Formação Social, Política e de Cidadania para Jovens, do Movimento Político pela Unidade (MPPU) de Itu e Salto se formou no último sábado, dia 14 de agosto. A solenidade de formatura ocorreu no Auditório Paulo Freire, em Salto e contou com a presença de autoridades, como a deputada federal Luiza Erundina, os vereadores de Salto Willhes Gomes da Silva e Álvaro Pacheco e o vice-prefeito de Salto, Juvenil Cirelli.

As Escolas Civitas têm por objetivo oferecer um lugar de diálogo, estudo e experimentação aberto a todos os jovens que desejam viver de forma ativa, responsável e generosa o momento atual da própria cidade e do próprio país. “Presentes em vários países no mundo todo, essas escolas estão inseridas no contexto sócio-político-cultural em que atuam, abertas aos questionamentos e necessidades locais. Mantêm, porém, um objetivo único: aprofundar e praticar a política como amor, como serviço à unidade da família humana. O grande objetivo da Escola Civitas é fomentar a consciência e a prática efetiva e madura da Fraternidade como caminho mais seguro para promover o bem comum, único fim essencial e válido da política”, explica o presidente nacional do MPPU, Sergio Henrique Previdi.


Além dos alunos de Itu e Salto, as Escolas Civitas já formaram mais de 100 jovens nas cidades de Manaus (AM), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Natal (RN).

Os ituanos e saltenses que se formaram na Escola Civitas tiveram 180 horas-aulas, que duraram dois anos e, além das aulas teóricas, promoveram projetos como um cine fórum com o filme alemão “A Onda” sobre a participação dos jovens na política e a produção de um boletim informativo distribuído a 11 escolas de Itu e Salto para mais de 3 mil alunos do Ensino Médio.

“Nossa turma era composta por jovens com perfis muito diferentes, mas pudemos fazer um aprendizado juntos sobre a verdadeira essência da política, seja para quem se candidata como para os eleitores conscientes. Estamos nos formando acima de tudo como bacharéis da fraternidade”, afirma o orador da turma, Danilo Sotilo Benedetti.

As inscrições para a formação da próxima turma da Escola Civitas de Itu e Salto, que terá agora duração de um ano, estão abertas. Os interessados podem enviar um email para slbenedetti@terra.com.br ou ligar para (11) 4023-1196.

Mais informações sobre a Escola Civitas podem ser obtidas no site: http://www.mppu.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário